CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA E USO
Preâmbulo
As presentes condições gerais de venda aplicam-se a todas as vendas realizadas no site Vestidos Comunhao.
O site https://www.vestidos-comunhao.pt/ é um serviço de:
Empresa Individual AR Group Localizada na Rua da Diligência, 5, 44119, Treillières, França Endereço URL do site: https://www.vestidos-comunhao.pt/ E-mail: sav@arg-commerce.fr
O site Vestidos Comunhao comercializa os seguintes produtos: Acessórios.
O cliente declara ter conhecimento e aceito as condições gerais de venda antes de efetuar o seu pedido. A validação do pedido implica a aceitação das condições gerais de venda.
Artigo 1 – Princípios
As presentes condições gerais expressam todas as obrigações das partes. Nesse sentido, o comprador é considerado a aceitá-las sem reservas.
As presentes condições gerais de venda aplicam-se com exclusão de todas as outras condições, nomeadamente as aplicáveis às vendas em loja ou por outros canais de distribuição e comercialização.
Elas estão disponíveis no site Vestidos Comunhao e prevalecerão, se necessário, sobre qualquer outra versão ou documento contraditório.
O vendedor e o comprador concordam que as presentes condições gerais regem exclusivamente a sua relação. O vendedor reserva-se o direito de modificar pontualmente as suas condições gerais. Elas serão aplicáveis a partir da sua publicação online.
Se uma condição de venda faltar, ela será considerada regulada pelos usos em vigor no setor de venda à distância cujas empresas têm sede na França.
As presentes condições gerais de venda são válidas até .
Artigo 2 – Conteúdo
As presentes condições gerais têm por objetivo definir os direitos e obrigações das partes no âmbito da venda online de bens oferecidos pelo vendedor ao comprador, a partir do site Vestidos Comunhao.
Estas condições aplicam-se apenas às compras efetuadas no site Vestidos Comunhao e entregues exclusivamente em Portugal.
Estas compras referem-se aos seguintes produtos: Acessórios.
Artigo 3 – Informações pré-contratuais
O comprador reconhece ter sido informado, antes de efetuar o seu pedido e concluir o contrato, de uma forma legível e compreensível, das presentes condições gerais de venda e de todas as informações listadas no artigo L. 221-5 do código do consumo.
São transmitidas ao comprador, de maneira clara e compreensível, as seguintes informações:
- as características essenciais do bem;
- o preço do bem e/ou o modo de cálculo do preço;
- se aplicável, todos os custos adicionais de transporte, entrega ou correio e todos os outros custos possíveis;
- na ausência de execução imediata do contrato, a data ou o prazo no qual o vendedor se compromete a entregar o bem, qualquer que seja o seu preço;
- as informações relativas à identidade do vendedor, às suas coordenadas postais, telefónicas e eletrónicas, e às suas atividades, bem como às garantias legais, às funcionalidades do conteúdo digital e, se aplicável, à sua interoperabilidade, à existência e às modalidades de implementação das garantias e outras condições contratuais.
Artigo 4 – O pedido
O comprador pode fazer o seu pedido online, a partir do catálogo online e por meio do formulário nele incluído, para qualquer produto, dentro do limite dos estoques disponíveis.
O comprador será informado de qualquer indisponibilidade do produto ou do bem encomendado.
Para que o pedido seja validado, o comprador deve aceitar, clicando no local indicado, as presentes condições gerais. Ele também deve escolher o endereço e o modo de entrega, e finalmente validar o modo de pagamento.
A venda será considerada definitiva:
- após o envio ao comprador da confirmação da aceitação do pedido pelo vendedor por e-mail;
- e após o recebimento pelo vendedor do pagamento integral do preço.
Qualquer pedido implica aceitação dos preços e da descrição dos produtos disponíveis para venda. Qualquer disputa sobre este ponto ocorrerá no âmbito de uma eventual troca e das garantias abaixo mencionadas.
Em alguns casos, nomeadamente falta de pagamento, endereço incorreto ou outro problema na conta do comprador, o vendedor reserva-se o direito de bloquear o pedido do comprador até a resolução do problema.
Para qualquer questão relacionada com o acompanhamento de um pedido, o comprador pode ligar para o seguinte número de telefone: (custo de uma chamada local), nos seguintes dias e horários: De segunda a sábado, das 9h às 18h, ou enviar um e-mail ao vendedor para o seguinte endereço de e-mail: sav@arg-commerce.fr.
Artigo 5 – Assinatura eletrônica
O fornecimento online do número do cartão bancário do comprador e a validação final do pedido constituirão prova do acordo do comprador:
- exigibilidade das quantias devidas ao abrigo do pedido;
- assinatura e aceitação expressa de todas as operações realizadas.
Em caso de uso fraudulento do cartão bancário, o comprador é convidado, assim que constatar essa utilização, a contactar o vendedor pelo número de telefone seguinte: .
Artigo 6 – Confirmação do pedido
O vendedor fornecerá ao comprador uma confirmação do pedido, por e-mail.
Artigo 7 – Prova da transação
Os registros informatizados, conservados nos sistemas informáticos do vendedor em condições razoáveis de segurança, serão considerados como prova das comunicações, dos pedidos e dos pagamentos realizados entre as partes. A conservação dos pedidos e das faturas é efetuada em um suporte fiável e durável que pode ser apresentado como prova.
Artigo 8 – Informações sobre os produtos
Os produtos regidos pelas presentes condições gerais são aqueles que figuram no site do vendedor e que são indicados como vendidos e enviados pelo vendedor. Eles são oferecidos dentro do limite dos estoques disponíveis.
Os produtos são descritos e apresentados com a maior exatidão possível. No entanto, se ocorrerem erros ou omissões na apresentação, a responsabilidade do vendedor não poderá ser acionada.
As fotografias dos produtos não são contratuais.
Artigo 9 – Preço
O vendedor reserva-se o direito de modificar os seus preços a qualquer momento, mas compromete-se a aplicar os preços em vigor indicados no momento do pedido, sujeito à disponibilidade na data.
Os preços são indicados em euros. Eles não incluem os custos de entrega, cobrados a mais, e indicados antes da validação do pedido. Os preços incluem o IVA aplicável no dia do pedido e qualquer alteração na taxa aplicável de IVA será automaticamente refletida no preço dos produtos na loja online.
Se uma ou mais taxas ou contribuições, nomeadamente ambientais, forem criadas ou modificadas, para cima ou para baixo, essa alteração poderá ser refletida no preço de venda dos produtos.
Artigo 10 – Método de pagamento
Esta é uma ordem com obrigação de pagamento, o que significa que a realização do pedido implica pagamento do comprador.
Para efetuar o pagamento do seu pedido, o comprador dispõe, à sua escolha, de todos os métodos de pagamento colocados à sua disposição pelo vendedor e listados no site do vendedor. O comprador garante ao vendedor que possui as autorizações necessárias para utilizar o método de pagamento escolhido por ele, no momento da validação do pedido. O vendedor reserva-se o direito de suspender qualquer gestão de pedido e qualquer entrega em caso de recusa de autorização de pagamento por cartão bancário por parte das organizações oficialmente acreditadas ou em caso de não pagamento. O vendedor reserva-se também o direito de recusar efetuar uma entrega ou de honrar um pedido de um comprador que não tenha pago totalmente ou parcialmente um pedido anterior ou com quem um litígio de pagamento esteja em andamento.
O pagamento do preço é feito integralmente no dia do pedido, de acordo com as seguintes modalidades:
- cartão bancário
- paypal
Artigo 11 – Disponibilidade dos produtos – Reembolso – Resolução
Salvo em caso de força maior ou durante os períodos de encerramento da loja online que serão claramente anunciados na página inicial do site, os prazos de envio serão, dentro do limite dos estoques disponíveis, os indicados abaixo. Os prazos de envio começam a contar a partir da data de registro do pedido indicada no e-mail de confirmação do pedido.
Para entregas em Portugal, o prazo é de 9 a 18 dias a partir do dia seguinte ao dia em que o comprador efetuou o seu pedido, de acordo com as seguintes modalidades: . No máximo, o prazo será de 30 dias úteis após a conclusão do contrato.
Para entregas nos DOM-TOM ou em outro país, as modalidades de entrega serão especificadas ao comprador caso a caso.
Em caso de não cumprimento da data ou do prazo de entrega acordado, o comprador deve, antes de rescindir o contrato, solicitar ao vendedor que execute dentro de um prazo adicional razoável.
Na ausência de execução ao final deste novo prazo, o comprador poderá livremente rescindir o contrato.
O comprador deverá realizar estas formalidades sucessivas por carta registada com aviso de recepção ou por escrito em outro suporte durável.
O contrato será considerado como rescindido na recepção pelo vendedor da carta ou do escrito que o informe desta rescisão, salvo se o profissional tiver executado entre-temps.
O comprador poderá, no entanto, resolver imediatamente o contrato, se as datas ou prazos mencionados acima constituírem uma condição essencial para ele.
Nesse caso, quando o contrato for resolvido, o vendedor deverá reembolsar o comprador de todas as quantias pagas, o mais tardar nos 14 dias seguintes à data em que o contrato foi denunciado.
Em caso de indisponibilidade do produto encomendado, o comprador será informado o mais rápido possível e terá a possibilidade de cancelar o seu pedido. O comprador terá então a opção de solicitar o reembolso das quantias pagas nos 14 dias seguintes ao pagamento, ou a troca do produto.
Artigo 12 – Modalidades de entrega
A entrega entende-se como a transferência ao consumidor da posse física ou do controlo do bem. Os produtos encomendados são entregues de acordo com as modalidades e o prazo indicados acima.
Os produtos são entregues ao endereço indicado pelo comprador no pedido, o comprador deve garantir a sua exatidão. Qualquer pacote devolvido ao vendedor devido a um endereço de entrega incorreto ou incompleto será reenviado às custas do comprador. O comprador pode, a seu pedido, obter o envio de uma fatura para o endereço de faturamento e não para o endereço de entrega, validando a opção prevista para esse fim no pedido.
Se o comprador estiver ausente no dia da entrega, o entregador deixará um aviso de passagem na caixa de correio, permitindo retirar o pacote no local e no prazo indicados.
Se no momento da entrega a embalagem original estiver danificada, rasgada, aberta, o comprador deve então verificar o estado dos artigos. Se eles estiverem danificados, o comprador deve imperativamente recusar o pacote e anotar uma reserva na nota de entrega (pacote recusado por estar aberto ou danificado).
O comprador deve indicar na nota de entrega e em forma de reservas manuscritas acompanhadas de sua assinatura qualquer anomalia relativa à entrega (dano, produto faltando em relação à nota de entrega, pacote danificado, produtos quebrados…).
Esta verificação é considerada realizada assim que o comprador, ou uma pessoa autorizada por ele, assina a nota de entrega.
O comprador deve então confirmar por carta registrada essas reservas ao transportador o mais tardar nos dois dias úteis seguintes ao recebimento dos artigos e enviar uma cópia desta carta por fax ou carta simples ao vendedor para o endereço indicado nas menções legais do site.
Se os produtos precisarem ser devolvidos ao vendedor, eles devem ser objeto de uma solicitação de devolução ao vendedor nos 14 dias seguintes à entrega. Qualquer reclamação feita fora deste prazo não poderá ser aceite. A devolução do produto só poderá ser aceite para os produtos no seu estado original (embalagem, acessórios, manual…).
Artigo 13 – Erros de entrega
O comprador deve informar o vendedor no dia da entrega ou no máximo no primeiro dia útil seguinte à entrega, qualquer reclamação de erro de entrega e/ou de não conformidade dos produtos em espécie ou em qualidade em relação às indicações constantes do pedido. Qualquer reclamação feita após este prazo será rejeitada.
A reclamação pode ser feita, à escolha do comprador:
- por telefone para o seguinte número: ;
- por e-mail para o seguinte endereço: sav@arg-commerce.fr.
Qualquer reclamação não efetuada de acordo com as regras definidas acima e dentro dos prazos estabelecidos não será levada em consideração e liberará o vendedor de qualquer responsabilidade para com o comprador.
Após a recepção da reclamação, o vendedor atribuirá um número de troca ao(s) produto(s) em questão e comunicará ao comprador por e-mail. A troca de um produto só pode ocorrer após a atribuição do número de troca.
Em caso de erro de entrega ou troca, qualquer produto a ser trocado ou reembolsado deve ser devolvido ao vendedor na sua totalidade e na sua embalagem original, por Colis Recomendado, para o seguinte endereço: Rua da Diligência, 5, 44119, Treillières, França.
Os custos de devolução são de responsabilidade do vendedor.
Artigo 14 – Garantia dos produtos
14-1 Garantia legal de conformidade
O vendedor é responsável pela conformidade do bem vendido com o contrato, permitindo ao comprador apresentar uma reclamação ao abrigo da garantia legal de conformidade prevista nos artigos L. 217-4 e seguintes do código do consumo.
Em caso de aplicação da garantia legal de conformidade, lembra-se que:
- o comprador tem um prazo de 2 anos a partir da entrega do bem para agir;
- o comprador pode escolher entre a reparação ou substituição do bem, sujeito às condições de custo previstas no artigo L. 217-17 do código do consumo;
- o comprador não precisa provar a falta de conformidade do bem durante os 24 meses em caso de bens novos (6 meses em caso de bens usados), a partir da entrega do bem.
14-2 Garantia legal de defeitos ocultos
De acordo com os artigos 1641 e seguintes do código civil, o vendedor é responsável pelos defeitos ocultos que possam afetar o bem vendido. Caberá ao comprador provar que os defeitos existiam na venda do bem e que são de natureza a tornar o bem impróprio ao uso a que se destina. Esta garantia deve ser aplicada no prazo de dois anos a partir da descoberta do defeito.
O comprador pode escolher entre a rescisão da venda ou uma redução do preço de acordo com o artigo 1644 do código civil.
Artigo 15 – Direito de retratação
Aplicação do direito de retratação
De acordo com as disposições do código do consumo, o comprador tem um prazo de 14 dias a partir da data de entrega do seu pedido, para devolver qualquer artigo que não lhe convier e solicitar a troca ou reembolso sem penalidade, com exceção dos custos de devolução que ficam a cargo do comprador.
As devoluções devem ser feitas no seu estado original e completas (embalagem, acessórios, manual…) permitindo a sua recomercialização como novos, acompanhadas da fatura de compra.
Os produtos danificados, sujos ou incompletos não serão aceitos.
O direito de retratação pode ser exercido online, utilizando o formulário de retratação disponível neste site. Nesse caso, um aviso de recepção em suporte durável será imediatamente comunicado ao comprador. Qualquer outro modo de declaração de retratação é aceito. Deve ser desprovido de ambiguidade e expressar a vontade de se retratar.
Em caso de exercício do direito de retratação dentro do prazo mencionado acima, serão reembolsados o preço do(s) produto(s) comprado(s) e os custos de entrega.
Os custos de devolução são de responsabilidade do comprador.
A troca (sujeita à disponibilidade) ou o reembolso será efetuado no prazo de 15 dias, e no máximo, no prazo de 14 dias a partir da recepção, pelo vendedor, dos produtos devolvidos pelo comprador nas condições previstas acima.
Exceções
De acordo com o artigo L221-28 do Código do Consumo, o direito de retratação não pode ser exercido para contratos:
- de fornecimento de bens cujo preço dependa de flutuações no mercado financeiro fora do controlo do profissional e que possam ocorrer durante o prazo de retratação;
- de fornecimento de bens confeccionados de acordo com as especificações do consumidor ou claramente personalizados;
- de fornecimento de bens que possam deteriorar-se ou expirar rapidamente;
- de fornecimento de bens que tenham sido abertos pelo consumidor após a entrega e que não possam ser devolvidos por razões de higiene ou proteção da saúde;
- de fornecimento de bens que, após terem sido entregues e pela sua natureza, sejam inseparavelmente misturados com outros itens;
- de fornecimento de bebidas alcoólicas cuja entrega seja adiada por mais de trinta dias e cujo valor acordado na conclusão do contrato dependa de flutuações no mercado fora do controlo do profissional;
- de trabalhos de manutenção ou reparação a serem realizados com urgência no domicílio do consumidor e expressamente solicitados por ele, dentro do limite das peças de reposição e trabalhos estritamente necessários para responder à urgência;
- de fornecimento de gravações áudio ou vídeo ou de software informático quando foram abertos pelo consumidor após a entrega;
- de fornecimento de um jornal, periódico ou revista, exceto para os contratos de assinatura dessas publicações;
- de fornecimento de conteúdo digital não fornecido em suporte material cuja execução tenha começado após acordo prévio expresso do consumidor e renúncia expressa ao seu direito de retratação.
Artigo 16 – Força maior
Todas as circunstâncias fora do controlo das partes que impedem a execução em condições normais das suas obrigações são consideradas como causas de exoneração das obrigações das partes e resultam na sua suspensão.
A parte que invocar as circunstâncias mencionadas acima deve notificar imediatamente a outra parte da sua ocorrência, bem como da sua desaparecimento.
Serão considerados como casos de força maior todos os factos ou circunstâncias irresistíveis, exteriores às partes, imprevisíveis, inevitáveis, fora do controlo das partes e que não podem ser evitados por estas, apesar de todos os esforços razoavelmente possíveis. Expressamente, são considerados como casos de força maior ou casos fortuitos, além daqueles habitualmente considerados pela jurisprudência dos tribunais franceses: o bloqueio de meios de transporte ou fornecimento, terramotos, incêndios, tempestades, inundações, relâmpagos, a paragem de redes de telecomunicações ou dificuldades próprias das redes de telecomunicações externas aos clientes.
As partes irão se aproximar para examinar o impacto do evento e concordar com as condições sob as quais a execução do contrato será continuada. Se o caso de força maior durar mais de três meses, as presentes condições gerais poderão ser rescindidas pela parte lesada.
Artigo 17 – Propriedade intelectual
O conteúdo do site permanece propriedade do vendedor, o único detentor dos direitos de propriedade intelectual sobre esse conteúdo.
Os compradores comprometem-se a não fazer nenhum uso desse conteúdo; qualquer reprodução total ou parcial desse conteúdo é estritamente proibida e é susceptível de constituir uma infração.
Artigo 18 – Informática e Liberdades
Os dados pessoais fornecidos pelo comprador são necessários para o processamento do seu pedido e para a emissão das faturas.
Eles podem ser comunicados aos parceiros do vendedor responsáveis pela execução, processamento, gestão e pagamento dos pedidos.
O tratamento das informações comunicadas através do site Vestidos Comunhao foi objeto de uma declaração junto à CNIL.
O comprador tem o direito de acesso permanente, modificação, retificação e oposição aos dados que lhe dizem respeito. Este direito pode ser exercido nas condições e de acordo com as modalidades definidas no site Vestidos Comunhao.
Artigo 19 – Invalidade parcial
Se uma ou mais disposições das presentes condições gerais forem consideradas inválidas ou declaradas como tal em aplicação de uma lei, regulamento ou decisão final de uma jurisdição competente, as demais disposições manterão toda a sua força e alcance.
Artigo 20 – Renúncia
O fato de uma das partes não se prevalecer de uma falha pela outra parte em qualquer uma das obrigações referidas nas presentes condições gerais não pode ser interpretado no futuro como uma renúncia à obrigação em questão.
Artigo 21 – Título
Em caso de dificuldade de interpretação entre qualquer um dos títulos no topo das cláusulas, e qualquer uma das cláusulas, os títulos serão declarados inexistentes.
Artigo 22 – Idioma do contrato
As presentes condições gerais de venda são redigidas em português. No caso de serem traduzidas para uma ou mais línguas estrangeiras, apenas o texto em português será válido em caso de litígio.
Artigo 23 – Mediação
O comprador pode recorrer a uma mediação convencional, em particular junto à Comissão de Mediação do Consumidor ou junto às entidades de mediação setoriais existentes, ou a qualquer modo alternativo de resolução de litígios (conciliação, por exemplo) em caso de contestação.
Artigo 24 – Lei aplicável
As presentes condições gerais estão sujeitas à aplicação da lei francesa. O tribunal competente é o tribunal de instância para litígios cujo montante seja inferior ou igual a 10.000 € ou o tribunal de grande instância para litígios cujo montante seja superior a 10.000 €.
Isso aplica-se tanto às regras de fundo quanto às regras de forma. Em caso de litígio ou reclamação, o comprador irá dirigir-se prioritariamente ao vendedor para obter uma solução amigável.
Artigo 25 – Proteção de dados pessoais
Dados coletados
Os dados pessoais coletados neste site são os seguintes:
- abertura de conta: ao criar a conta do usuário, são recolhidos o seu nome, apelido, endereço de e-mail, número de telefone e endereço postal;
- conexão: ao conectar-se ao site, são registados, nomeadamente, o seu nome, apelido, dados de conexão, utilização, localização e dados relativos ao pagamento;
- perfil: a utilização dos serviços previstos no site permite registar um perfil, podendo este incluir um endereço e um número de telefone;
- pagamento: no âmbito do pagamento dos produtos e serviços oferecidos no site, são registados dados financeiros relativos à conta bancária ou ao cartão de crédito do utilizador;
- comunicação: quando o site é utilizado para comunicar com outros membros, os dados relativos às comunicações do utilizador são conservados temporariamente;
- cookies: os cookies são utilizados no âmbito da utilização do site. O utilizador tem a possibilidade de desativar os cookies a partir das configurações do seu navegador.
Utilização dos dados pessoais
Os dados pessoais coletados junto dos utilizadores têm como objetivo a disponibilização dos serviços do site, a sua melhoria e a manutenção de um ambiente seguro. Mais especificamente, as utilizações são as seguintes:
- acesso e utilização do site pelo utilizador;
- gestão do funcionamento e otimização do site;
- organização das condições de utilização dos Serviços de pagamento;
- verificação, identificação e autenticação dos dados transmitidos pelo utilizador;
- proposta ao utilizador da possibilidade de comunicar com outros utilizadores do site;
- implementação de assistência aos utilizadores;
- personalização dos serviços exibindo anúncios com base no histórico de navegação do utilizador, de acordo com as suas preferências;
- prevenção e deteção de fraudes, malwares (malicious softwares ou software malicioso) e gestão de incidentes de segurança;
- gestão de eventuais litígios com os utilizadores;
- envio de informações comerciais e publicitárias, de acordo com as preferências do utilizador.
Partilha de dados pessoais com terceiros
Os dados pessoais podem ser partilhados com empresas terceiras, nos seguintes casos:
- quando o utilizador utiliza os serviços de pagamento, para a implementação desses serviços, o site está em relação com empresas bancárias e financeiras terceiras com as quais estabeleceu contratos;
- quando o utilizador publica, nas áreas de comentários livres do site, informações acessíveis ao público;
- quando o utilizador autoriza o site de um terceiro a aceder aos seus dados;
- quando o site recorre aos serviços de prestadores para fornecer assistência aos utilizadores, publicidade e serviços de pagamento. Esses prestadores têm acesso limitado aos dados do utilizador, no âmbito da execução dessas prestações, e têm a obrigação contratual de os utilizar em conformidade com as disposições da regulamentação aplicável em matéria de proteção de dados pessoais;
- se a lei assim exigir, o site pode transmitir dados para dar seguimento a reclamações contra o site e cumprir com os procedimentos administrativos e judiciais;
- se o site estiver envolvido numa fusão, aquisição, venda de ativos ou processo de recuperação judicial, poderá ser levado a ceder ou partilhar todos ou parte dos seus ativos, incluindo os dados pessoais. Nesse caso, os utilizadores seriam informados antes que os dados pessoais sejam transferidos para uma terceira parte.
Segurança e confidencialidade
O site implementa medidas organizacionais, técnicas, de software e físicas em matéria de segurança digital para proteger os dados pessoais contra alterações, destruições e acessos não autorizados. No entanto, deve-se notar que a Internet não é um ambiente completamente seguro e o site não pode garantir a segurança da transmissão ou do armazenamento de informações na Internet.
Exercício dos direitos dos utilizadores
De acordo com a regulamentação aplicável aos dados pessoais, os utilizadores têm os seguintes direitos, que podem exercer enviando o seu pedido para o seguinte endereço: sav@arg-commerce.fr.
- direito de acesso: eles podem exercer o seu direito de acesso para conhecer os dados pessoais que lhes dizem respeito. Nesse caso, antes da implementação deste direito, o site pode solicitar uma prova da identidade do utilizador para verificar a sua exatidão.
- direito de retificação: se os dados pessoais detidos pelo site estiverem incorretos, eles podem solicitar a atualização das informações.
- direito de eliminação dos dados: os utilizadores podem solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis.
- direito à limitação do tratamento: os utilizadores podem solicitar ao site que limite o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com as hipóteses previstas pelo RGPD.
- direito de oposição ao tratamento dos dados: os utilizadores podem opor-se ao tratamento dos seus dados de acordo com as hipóteses previstas pelo RGPD.
- direito à portabilidade: eles podem solicitar que o site lhes entregue os dados pessoais que forneceram para os transmitir a um novo site.
Evolução desta cláusula
O site reserva-se o direito de fazer qualquer modificação a esta cláusula relativa à proteção de dados pessoais a qualquer momento. Se uma modificação for feita a esta cláusula de proteção de dados pessoais, o site compromete-se a publicar a nova versão no seu site. O site informará igualmente os utilizadores da modificação por e-mail, pelo menos 15 dias antes da data de entrada em vigor. Se o utilizador não concordar com os termos da nova redação da cláusula de proteção de dados pessoais, ele tem a possibilidade de eliminar a sua conta.
Anexo:
Formulário de retratação
(para ser preenchido pelo consumidor,
e enviado por carta registada com aviso de recepção,
no prazo máximo de 14 dias a partir da data de conclusão do contrato de prestação)
Formulário de retratação
À atenção de:
AR Group
Localizado em: Rua da Diligência, 5, 44119, Treillières, França
n.º de telefone:
endereço de e-mail: sav@arg-commerce.fr
Por meio deste, notifico minha retratação do contrato referente a …………………, encomendado em: ……….
Primeiro nome e sobrenome do consumidor: ……………..
Endereço do consumidor: ……………..
Data: ……………..
Assinatura do consumidor
Anexo:
Código do Consumo
Artigo L. 217-4: “O vendedor entrega um bem em conformidade com o contrato e é responsável pelos defeitos de conformidade existentes no momento da entrega.
Ele também é responsável pelos defeitos de conformidade resultantes da embalagem, das instruções de montagem ou da instalação quando esta tiver sido realizada sob a sua responsabilidade.”
Artigo L. 217-5: “O bem está em conformidade com o contrato:
1º Se for adequado ao uso normalmente esperado de um bem semelhante e, se aplicável:
- se corresponder à descrição dada pelo vendedor e possuir as qualidades que este apresentou ao comprador sob a forma de amostra ou modelo;
- se apresentar as qualidades que um comprador pode legitimamente esperar tendo em conta as declarações públicas feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu representante, nomeadamente na publicidade ou na rotulagem;
2º Ou se apresentar as características definidas de comum acordo pelas partes ou for adequado a qualquer uso especial procurado pelo comprador, levado ao conhecimento do vendedor e que este tenha aceite.”
Artigo L. 217-6: “O vendedor não está vinculado pelas declarações públicas do produtor ou do seu representante se for estabelecido que ele não as conhecia e não era legitimamente capaz de as conhecer”.
Artigo L. 217-7: “Os defeitos de conformidade que surgem no prazo de vinte e quatro meses a partir da entrega do bem são presumidos existir no momento da entrega, salvo prova em contrário. Para os bens vendidos em segunda mão, este prazo é de seis meses. O vendedor pode contestar esta presunção se não for compatível com a natureza do bem ou o defeito de conformidade invocado.”
Artigo L. 217-8: “O comprador tem o direito de exigir a conformidade do bem com o contrato. No entanto, ele não pode contestar a conformidade invocando um defeito que conhecia ou não podia ignorar quando contratou. O mesmo se aplica quando o defeito tem origem nos materiais fornecidos por ele próprio.”
Artigo L. 217-9: “Em caso de defeito de conformidade, o comprador pode escolher entre a reparação ou substituição do bem. No entanto, o vendedor pode não proceder de acordo com a escolha do comprador se essa escolha implicar um custo manifestamente desproporcional em relação à outra modalidade, tendo em conta o valor do bem ou a importância do defeito. Nesse caso, ele deve proceder, salvo impossibilidade, de acordo com a modalidade não escolhida pelo comprador.”
Artigo L. 217-10: “Se a reparação e a substituição do bem forem impossíveis, o comprador pode devolver o bem e receber o reembolso do preço ou ficar com o bem e receber uma parte do preço. A mesma faculdade é aberta ao comprador:
1º Se a solução solicitada, proposta ou acordada em aplicação do artigo L. 217-9 não puder ser implementada no prazo de um mês a partir da reclamação do comprador;
2º Ou se essa solução não puder ser implementada sem inconveniente maior para o comprador, tendo em conta a natureza do bem e o uso que ele procura.
A resolução da venda não pode, no entanto, ser pronunciada se o defeito de conformidade for menor.”
Artigo L. 217-11: A aplicação das disposições dos artigos L. 217-9 e L. 217-10 ocorre sem qualquer custo para o comprador. Essas mesmas disposições não impedem a atribuição de indemnizações.
Artigo L. 217-12: “A ação resultante do defeito de conformidade prescreve no prazo de dois anos a partir da entrega do bem.”
Artigo L. 217-13: “As disposições da presente seção não privam o comprador do direito de exercer a ação resultante dos vícios redibitórios, conforme previsto nos artigos 1641 a 1649 do Código Civil ou qualquer outra ação de natureza contratual ou extracontratual reconhecida por lei.”
Artigo L. 217-14: “A ação recursal pode ser exercida pelo vendedor final contra os vendedores ou intermediários sucessivos e o produtor do bem móvel corporal, de acordo com os princípios do Código Civil.”
Artigo L. 217-15: “A garantia comercial é entendida como qualquer compromisso contratual de um profissional em relação ao consumidor com vista ao reembolso do preço de compra, substituição ou reparação do bem ou à prestação de qualquer outro serviço relacionado com o bem, além das suas obrigações legais de garantir a conformidade do bem.
A garantia comercial é objeto de um contrato escrito, do qual um exemplar é entregue ao comprador.
O contrato especifica o conteúdo da garantia, as modalidades de sua implementação, o seu preço, a sua duração, a sua extensão territorial, bem como o nome e endereço do garantidor.
Além disso, menciona de forma clara e precisa que, independentemente da garantia comercial, o vendedor permanece vinculado pela garantia legal de conformidade mencionada nos artigos L. 217-4 a L. 217-12 e pela garantia dos defeitos da coisa vendida, nos termos previstos nos artigos 1641 a 1648 e 2232 do Código Civil.
As disposições dos artigos L. 217-4, L. 217-5, L. 217-12 e L. 217-16, bem como o artigo 1641 e o primeiro parágrafo do artigo 1648 do Código Civil, são integralmente reproduzidas no contrato.
Em caso de não conformidade com estas disposições, a garantia permanece válida. O comprador tem o direito de invocá-la.”
Artigo L. 217-16: “Quando o comprador solicita ao vendedor, durante o curso da garantia comercial concedida aquando da aquisição ou reparação de um bem móvel, uma reparação coberta pela garantia, qualquer período de imobilização de pelo menos sete dias é acrescentado à duração da garantia que restava.
Este período começa a contar a partir da solicitação de intervenção do comprador ou da disponibilização para reparação do bem em causa, se essa disponibilização for posterior à solicitação de intervenção.”
Código Civil
Artigo 1641: “O vendedor é responsável pela garantia devido aos defeitos ocultos da coisa vendida que a tornam imprópria ao uso a que se destina, ou que diminuem tanto esse uso, que o comprador não a teria adquirido, ou teria dado um preço menor, se os tivesse conhecido.”
Artigo 1648: “A ação resultante dos vícios redibitórios deve ser intentada pelo comprador, dentro do prazo de dois anos a partir da descoberta do vício. No caso previsto no artigo 1642-1, a ação deve ser intentada, sob pena de caducidade, no prazo de um ano a partir da data em que o vendedor pode ser liberado dos vícios ou defeitos de conformidade aparentes.”